Tráfico de Pessoas

IPPDH lança “Levantamento de instrumentos MERCOSUL em matéria de tráfico de pessoas”

Written by Daniela Alves

No âmbito do Projeto de Cooperação Humanitária Internacional para migrantes, apátridas, refugiados e vítimas do tráfico de pessoas, o Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos (IPPDH) do MERCOSUL lançou um mapeamento dos instrumentos adotados no bloco sobre o tráfico de pessoas.

No mencionado levantamento identificam-se as instâncias institucionais que abordam o tráfico de pessoas na região, bem como as normas e instrumentos que fazem referência à questão. A publicação também reúne os comunicados dos Presidentes dos países da região e as ações empreendidas no MERCOSUL para o combate ao tráfico de pessoas.

Esta pesquisa faz parte do Projeto de Cooperação Humanitária Internacional para migrantes, apátridas, refugiados e vítimas do tráfico de pessoas (PCHI) no MERCOSUL, o qual é implementado pelo IPPDH com apoio do Governo do Brasil, e tem como objetivo desenvolver um conjunto de ações no bloco sobre cooperação humanitária nessa matéria sob o enfoque de direitos humanos.

O IPPDH é uma instância intergovernamental criada em 2009 mediante Decisão do Conselho do Mercado Comum (CMC) no âmbito da Reunião de Altas Autoridades de Direitos Humanos e Chancelarias do MERCOSUL e Estados Associados (RAADH). Tem como principais funções a cooperação técnica, a pesquisa, a capacitação, e o apoio na coordenação de políticas regionais dos direitos humanos.

Para baixar o estudo solicite acesso: https://www.mendeley.com/groups/8710241/tr%C3%A1fico-de-pessoas/

About the author

Daniela Alves

Diretora Executiva do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais. Formada em Relações Internacionais. Mestre em Medicina pela UFRGS. Vencedora do Prêmio Libertas do Ministério da Justiça e UNODC. Vencedora do Prêmio da JCI na categoria contribuição às Crianças, aos Direitos Humanos e a Paz Mundial.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: